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A importância do ESG para as empresas


O ESG tem ganhando muita força devido às pautas discutidas na atualidade, como a preservação do meio ambiente, a criação de um bom ambiente de trabalho e a conduta esperada de cargos de alto poder.

Essas preferências para os clientes estão sendo cada vez mais a justificativa para decidir não consumir um bem ou serviço de determinada empresa. Desse modo, acionistas, cientes dessas tendências, estão optando por investir em empresas que valorizam as práticas de ESG.

Portanto, compreender o ESG e considerar sua implementação no modelo de negócio não é apenas essencial, mas pode ser um diferencial competitivo no mercado atual.


História e significado

O termo ESG é um aspecto econômico que significa Environmental, Social e Governance, que necessitam ser equilibrados entre si de acordo com o modelo de negócio. Ele foi criado em uma publicação chamada “Who Cares Wins” (Ganha quem se importa), que foi realizada pelo Pacto Global e o Banco Mundial no ano de 2004.

O documento surgiu a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras. O objetivo dele era obter respostas sobre como os bancos podem integrar valores ambientais, sociais e de governança ao mercado de capitais.

Mas o que são esses valores?

Environmental (Ambiental)

É a prática de atividades sustentáveis na empresa. A sociedade atualmente tem exigido consciência das empresas sobre os seus impactos negativos ao meio ambiente, como a criação de resíduos e desperdícios, mudanças climáticas ou se os produtos oferecidos são ecologicamente amigáveis.

Social

Relacionado ao ambiente empresarial ser inclusivo e respeitar os direitos humanos, construindo um local saudável para todas as partes associadas. Essas práticas também tem grande pressão social para serem realizadas pelas empresas.

Governance (Governança)

É responsável por evitar casos de abuso de autoridade das pessoas com cargo de alto poder. Isso é realizado com uma boa estruturação das responsabilidades do conselho, transparência na divulgação contábil, independência para os auditores e investigações de casos de corrupção e suborno.


Importância para o negócio

Com a implementação dos conceitos abordados no ESG é possível construir vantagem competitiva frente aos concorrentes, atraindo interesse dos stakeholders sobre as pautas defendidas pela empresa.

Segundo levantamento realizado pela Ernst & Young com 1,2 mil CEOs ao redor do mundo que atinge receita superior a U$ 1 bilhão, 36% das empresas do Brasil já investem de maneira significativa em práticas sustentáveis e 16% inserem capital substancialmente. Isso demonstra que mais da metade dos negócios estão adotando de práticas para a construção de um ambiente empresarial que considera relevante os aspectos sustentáveis, o bem-estar social e de uma governança justa.

Os clientes estão cada vez mais conectados as atividades realizadas pela empresa, sendo mais criteriosos na escolha de um produto, não sendo mais considerado apenas o preço. Segundo pesquisa da ONG Forest Stewardship Council (FSC), 71% dos entrevistados preferem produtos que não prejudiquem as plantas e animais, 63% selecionam os com embalagens renováveis e 59% priorizam os que não causam impactos negativos ao clima.

Estudos realizados pela Pesquisa Global de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) destacou que cerca de 80% dos entrevistados não identificaram ações de diversidade, igualdade e inclusão no ambiente onde trabalham. Existe a possibilidade dessas empresas realizarem a prática de DE&I, porém ter problemas relacionados a transparência e comunicação dessas informações aos funcionários.


Conseguiu entender melhor sobre o tema? O mercado está com grande interesse nessas práticas tanto dos clientes como os acionistas, porém há grande complexidade para implementá-lo. É necessário também ser cuidadoso e evitar o chamado greenwashing, que é o aproveitamento das empresas sobre esses conceitos para finalidade de marketing, não verdadeiramente as realizando.


REFERÊNCIAS