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Curva ABC: O que é e como fazer?


A Curva ABC, também conhecida como Gráfico de Pareto, é um modelo desenvolvido a partir dos estudos do economista italiano Vilfredo Pareto. Ele observou que uma minoria da população (20%) detinha a maioria das riquezas (80%). [1] Esse princípio foi estendido para diversos ramos, sendo um deles a logística, cuja função se tornou identificar os produtos mais relevantes da empresa para otimizar a gestão de estoques.

A curva ABC estrutura os itens em três classes: A, B e C, representando respectivamente 80%, 15% e 5% do valor monetário. Porém, essa classificação pode variar dependendo das preferências da administração. [2]

Muitas empresas enfrentam desafios relacionados ao excesso de produtos em estoque ou a falta dos que são mais requisitados pelo cliente. Logo, a Curva ABC se torna essencial para gerenciar o estoque de maneira eficiente.

O Excel já vem implementado um modelo da curva ABC, porém ela tem alguns problemas referente a não conseguir exibir de maneira agradável uma alta quantidade de produtos no gráfico.


Sendo assim, além de você entender a lógica por trás, a curva ABC formada com gráfico de área que será ensinada aqui consegue exibir altos números de itens e é melhor visualmente, podendo ser utilizada nas suas apresentações.

Dados necessários para elaborar a curva

Antes de tudo, é preciso ter os preços e as vendas dos itens para dar início a construção do gráfico. No exemplo que utilizarei serão 336 produtos genéricos.


Primeiro será calculado o valor total de cada produto, encontrado multiplicando o preço pelas vendas.


Após encontrar os valores para todos os produtos, é preciso classificá-los do maior valor ao menor. Para ordenar selecione toda a planilha, acesse a seção Dados > Classificar, selecione a coluna com valor total e a ordem do maior para o menor.


Para calcular a participação de cada produto, antes é preciso somar todas as linhas do valor total.


A participação é o valor total de cada produto dividido pelo somatório das linhas que foi calculado anteriormente. É importante fixar o somatório para os cálculos serem feitos corretamente, como mostrado na imagem.


O primeiro passo para encontrar o acumulado é repetindo a primeira célula de participação. Após, na segunda linha, é necessário somar a célula superior com a esquerda. Ainda na segunda linha clique duas vezes no quadrado que está destacado na imagem para o Excel repetir a lógica para as demais células.


Agora é preciso classificar os produtos em classes a partir do acumulado. Será utilizado no exemplo os produtos com a seguinte classificação:

Classe A: 0% a 80%.

Classe B: 80% a 95%.

Classe C: 95% a 100%.

Com essas informações já é possível criar o gráfico. Abra a seção inserir o gráfico de Área 2D.


Agora selecione a fonte de dados do gráfico. Primeiro selecione todas as linhas do acumulado. Ela será representada como classe C.


Para a representação da classe B selecione todos os valores do acumulado de A até B.


Por fim, para a classe A, selecione os valores do acumulado de A.


Pronto! O gráfico está formado. Agora somente é necessário formatá-lo com base na sua preferência.


REFERÊNCIAS

[1]. POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

[2]. DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais: uma abordagem logística. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. Acesso em: 30 de setembro de 2023.