A análise SWOT é uma ferramenta usada principalmente para desenvolver o planejamento estratégico, analisando os aspectos internos e externos, para identificar a situação atual e potenciais ações que a organização pode optar [1]. A sua popularidade ocorre por ser é um modelo de análise de desempenho bastante simples de elaboração e é visualmente atrativo, utilizado por pequenos ou grandes negócios.
Se tem interesse em melhorar a qualidade do seu negócio, a matriz SWOT é ideal para você entender melhor o ambiente que irá enfrentar e assim decidir como lidar com esses desafios. Ao fim da leitura, você compreenderá melhor a elaboração da matriz e assim construir uma estratégia de negócio de maneira estruturada!
Estrutura da matriz
A palavra SWOT é uma sigla que representa quatro campos de uma matriz, que são as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). As forças e fraquezas representam as características internas do seu negócio, ou seja, a parte que é possível controlar diretamente. Já as oportunidades e ameaças são os fatores externos que impactam o negócio e não é possível ter controle, sendo importante ter conhecimento para assim saber lidar com possíveis imprevistos [2].
As características sobre o negócio devem ser levantadas para serem inseridas na matriz. Elas podem ser encontradas através de Brainstorming com a equipe, pesquisas com os clientes ou estudos do mercado.
Após as informações serem encontradas, é preciso inseri-las na matriz. Cada região representa algum aspecto do negócio, que são definidos da seguinte maneira:
- Força: É o diferencial competitivo da empresa, o que cria vantagem sobre os competidores. Podem ser identificadas como forças a boa reputação com clientes e fornecedores, equipe qualificada, qualidade dos produtos ou serviços, entre outros.
- Fraqueza: São os aspectos negativos internos que afetam o desempenho ou a competitividade. São fraquezas, por exemplo, processos ineficientes, baixa qualidade das operações ou gestão financeira ruim.
- Oportunidade: Quando existe ou há uma potencial oportunidade externa que pode beneficiar o desempenho da organização, essa situação é identificada como oportunidade. Isso ocorre quando há novas tendências de consumo, desenvolvimento tecnológico, mercado pouco explorado, entre outros.
- Ameaça: São situações que se não forem controladas, podem causar danos no desempenho da organização. Podemos incluir mudanças regulatórias, flutuações econômicas, novos competidores, etc.
Comparação dos elementos da SWOT
Após ter identificado as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, é preciso cruzar essas informações para assim construir estratégias de decisão [3]. Por exemplo, a junção das forças com as oportunidades pode criar um diferencial competitivo, ou as oportunidades com as fraquezas indica uma necessidade de manutenção interna para o negócio se adequar as oportunidades do mercado [1].
São quatro tipos de situações que podem ser definidas no cruzamento. São elas:
- Alavancas: Indica que as suas forças podem ser aproveitadas como oportunidade para alavancar o negócio.
- Restrições: Ocorre quando não é possível aproveitar as oportunidades, pois as suas fraquezas o impossibilita.
- Defesas: Existem ameaças que você consegue lidar através das forças.
- Problemas: Os problemas são vulnerabilidades recorrentes das fraquezas.
Pronto! Agora você tem conhecimento de como construir uma matriz SWOT para o seu negócio.
É importante destacar que essa matriz somente representa um planejamento de curto prazo, sendo assim, você precisa modificá-la constantemente para ter uma melhor representação do que está ocorrendo na empresa. Desenvolver uma matriz SWOT de longo prazo precisa de um planejamento estratégico completamente elaborado, levando diversos aspectos em consideração. A matriz pode ser combinada com outras ferramentas para a elaboração de um melhor planejamento estratégico, como a matriz BCG, Análise de Importância-Desempenho, Pestel, entre outras [4].
Sendo assim, a criação da Matriz, mesmo que de maneira simples, é importante para um iniciar um planejamento com maior chance de conquistar resultados satisfatórios.
REFERÊNCIAS
[1]. DAYCHOUW, Merhi. 40 Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. Brasport Editora, 2007. Acesso em: 03 jun. 2023.
[2]. FERNANDES, D. R. Uma Visão Sobre a Análise da Matriz SWOT como Ferramenta para Elaboração da Estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. Acesso em: 03 jun. 2023.
[3]. FILHO, O. M. A Análise SWOT e sua Relevância para o Planejamento Estratégico. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, 2014. Acesso em: 04 jun. 2023.
[4]. COSTA JÚNIOR, J. F. da .; BEZERRA, D. de M. C. .; CABRAL, E. L. dos S. .; MORENO, R. C. P. .; PIRES, A. K. S. . The SWOT Matrix and its Subdimensions: A Conceptual Innovation Proposal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 2, p. e25710212580, 2021. Acesso em: 04 jun. 2023.